Sunday, July 05, 2009

eu ando pensando muito na palavra poder. a palavra em si eh pomposa e o significado eh perigoso. na verdade " poder" e uma palavra que se refere basicamente ao ser humano. uma pessoa exerce o poder, uma coisa e um animal, nao. mas enfim, eu acho que o ser humano tem uma ganancia intrinsica pelo poder, ou melhor dizendo, pelo controle de coisas e pessoas. eu tenho horror dessa palavra aplicada na minha vida. eu nao consigo pensar em um dia ser chefe e ter que controlar pessoas. pra ser chefe tem que ser muito conciso e balanceado. na verdade eu acho o poder meio nojento. ele corrompe as pessoas e traz vontades e acoes assustadoras. eu e meu irmao, por exemplo, fomos criados dentro de alguns valores e eu criei alguns outros valores para a minha vida. um deles, e eu acho que faz eu ser e agir do meu jeito, eh que eu acredito que ninguem no mundo eh melhor que ninguem. dinheiro, hierarquia, beleza, inteligencia, e assim por diante nao eh nenhum parametro de superioridade. entretanto, honestidade, carater e respeito moldam um ser humano. tem gente que tem poder e eh do bem. sabe exatamente onde aplicar o seu poder e pra que. tem gente, por outro lado, que nao pode ter um milimetro mais poder do que os outros que pronto, se estraga como pessoa. o pior entao, pra mim, sao aquelas pessoas que acham que tem o poder. vamos dizer assim: o poder de decisoes na vida dos outros, o poder de adivinhacao e de prever o que se passa na vida alheia e o poder de manipular situacoes para seu proprio beneficio. essas pessoas sim eu me dou ao direito de nao ver nada de bom nelas. pq fogem dos meus valores completamente e eu nao consigo lidar com esse tipinho. talvez eu devesse simplesmente ignorar e deixar passar, mas nao. eu nao consigo ve-las como pessoas dignas de nenhum tipo de admiracao como seres humanos.

2 comments:

Silvia Regina Angerami Rodrigues said...

Oi, Gi, eu concordo com vc com relação aos perigos do poder, mas acho que temos que ser mais compassivos com as pessoas - afinal todos nós erramos, intencionalmente ou não. Às vezes uma pessoa que comete um erro fragoroso, como por exemplo dar palpites na vida alheia, pode se mostrar lá na frente uma grande pessoa. E se a gente for classificá-la assim ou assado, podemos perder a chance de construirmos um relacionamento sólido e bonito. Falo isso por mim mesma! bjs

mariza said...

olá Gi
Nessas palvras encontrei um pouco do passado
Um passado vivido por nós mas, ainda não sabido por mim como você o sentiu!
è o feedback que gostaria de receber
Parabéns e obrigada