Sunday, September 13, 2009

coragem

essa semana uma das minhas professoras perguntou a classe o que era "coragem". era uma terca-feira, de manha muito cedo. eu " pesquei" nos primeiros 15 minutos de aula, ate que a combinacao do cafe, ou melhor dos cafes, que eu tomei da minha casa ate a escola, com a palavra " coragem" me despertou completamente. aquela pergunta ficou na minha cabeca o dia inteiro. cada hora que lembrava daquela palavrinha minha mente voava e fazia conjecturas e buscava mil definicoes. por algum motivo essa pergunta me despertou. na verdade me fez despertar, em todos os sentidos. meu sono passou e minha cabeca trabalhou. eu finalmente achei um sinomimo pra palavra " vida". nao que de fato eu estivesse buscando um sinonimo, mas apareceu, assim de repente como tudo na vida. daqui pra frente se eu tiver que definir vida, eu tenho a " coragem" na ponta da lingua. a coragem nao esta somente nos atos extremos, perigosos e radicais. abracar um leao ou pular de paraquedas (acredito que nao tenha mais hifen, enfim...). precisa sim ter muita coragem pra acordar de manha e enfrentar os desafios diarios da vida. precisa ter coragem pra dar a sua cara pra bater pro mundo. pra correr atras do que se quer, tropecar, cair, levantar e continuar correndo. precisa ter coragem pra ser fraco, se deixar abater, sofrer e criar coragem pra levantar e continuar seguindo. precisa ter coragem pra deixar a preguica de lado depois de um dia intenso de trabalho e cuidar da casa, dos filhos, do marido, dos deveres da escola e da propria saude. bastante coragem pra amar, pra confiar ou acreditar em sonhos ou pessoas. coragem pra sermos nossos proprios idolos. tem que ter coragem pra tentar o desconhecido. ter coragem pra viver o medo. pra viver a desconhecida vida. um dia atras do outro, com muita, mas muita coragem.

3 comments:

Silvia Regina Angerami Rodrigues said...

Gi, minha querida.
Preciso te dizer que não foi vc que escreveu esse texto, que quase me leva às lágrimas. Deve ter sido um anjo lá do céu que te "usou" pa me dizer exatamente as palavras que eu tava precisando ouvir nesse momento. Agora são 10 horas da manhã aqui em SP e o dia tá nublado e chuvoso. Mas o pior é que a Biba acordou hj com dor de garganta e de ouvido (de novo - ela tá tendo isso quase que uma semana sim e outra não) e eu já tinha avisado aos "deuses" que não aguentaria mais outra crise dela. Pra resumir, que vc não tem nada com os meus problemas e não queroparecer uma pessoa queixosa, eu voltei pra cama e pedi ajuda. A ajuda veio na forma desse seu texto, que foi a primeira coisa que li agora que decidi levantar da cama pela segunda vez. Portanto, obrigada! Muito obrigada mesmo. Beijos e fique com Deus e feliz.

mariza said...

sabe giose...eu tenho muita coragem apesar de todos os meus temores, eles dão espaço para eu evidenciá-la!!!! a coragem não me abandona, é minha melhor aliada...ela é que me fez MULHER,MÃE e PROFISSIONAL
BJKS
Mariza

Rayana Kallyne said...

Poxa.. Acho que nunca havia pensado por esse lado... Estou com o queixo caidoo... Sem palavras.. Texto perfeitoo.